segunda-feira, setembro 17, 2007

EuroBasket 2007


Apurada que está a nova campeão da Europa em Basquetebol, a Rússia (merecido!), lamento que a Espanha, por ventura a melhor equipa em prova e a equipa que melhor e mais bonito basquetebol praticou, tenha demonstrado uma atitude a todos os níveis reprovável.

Eu gosto de desporto, de bom desporto e não suporto, seja em que modalidade for, ver “teatradas”, coisa que a Espanha usou e abusou ao longo de toda a prova, com uma conivência lamentável da maior parte das equipas de arbitragem. Levar um pequeno toque e atirar-se para o chão, meus caros, carece de falta técnica e, repetindo-se a proeza, tantas faltas quantas as necessárias.

Sendo assim e não retirando mérito ao excelente basquetebol praticado pela Espanha (talvez o melhor da prova), gostei que a vitória fosse para a Rússia, uma selecção bem mais sóbria e praticando o necessário e essencial da modalidade, para bater por 1 ponto apenas a anfitriã Espanha.

Urge a FIBA rever a atitude benevolente dos árbitros perante as “palhaçadas” espanholas (neste caso) e repensar o futuro da modalidade – querem um excelente espectáculo ou uma fraquita farsa – e a Espanha rever os objectivos missão finais da sua selecção. Quiçá não fariam uma boa companhia de teatro...

Portugal pautou-se pela actuação possível e mais do que surpreendente. Com esforço e mérito de todos os jogadores, poderá lamentar-se porventura de ter à frente um técnico, seleccionador – Valentyn Melnychuk – com uma visão egocêntrica e narcisista da selecção e de si próprio.

Geriu mal a equipa, tirando demasiado esforço de alguns jogadores, penalizando outros por questões e desavenças pessoais, enfim... Poderíamos ter ido mais longe? Cai bem esta crítica?

Bom, fizemos boa figura e no final ficamos todos contentes e quem não entra na euforia gerada, fica sempre com o ónus de poder ser apelidado de invejoso ou rancoroso, mas eu corro esse risco, apontando aqui um velho amigo dos tempos em que alinhei na formação desta modalidade no Seixal Futebol Clube...

Nem vou falar do comentador Pinto de Sousa da RTP que desse só poderia tecer comentários... desagradabilíssimos! Não compreendo com é que quem de direito pode colocar alguém que, pelo que disse e demonstrou ao longo dos jogos que comentou, desconhece completamente a modalidade, as suas regras e, por certo, apenas começou a comentar basquetebol por mero acaso. Mais grave ainda, tecendo opiniões técnicas (risíveis) que demonstram a sua completa ignorância, desconhecimento e arrogância em relação ao basquetebol.

Ainda me lembro do primeiro comentário a um jogo de basquetebol que o vi este Sr. fazer: o jogo da primeira vinda do Magic Johnson a Portugal, ao pavilhão Rosa Mota... Uma pérola.

Mas críticas à parte, o basquetebol evoluiu muito, na Europa, está mais espectacular e apetecível, assim todos os intervenientes o queiram e o futuro será promissor!

1 comentário

Vera disse...

o q eu me lembrei de ti, quando sentadinha no meu sofá, assistia aos belos jogos do EuroBasket..

fizemos boa figura mesmo assim! realmente o treinador não é o indicado para tal.. o que é enervante.. mas é o q temos!

a Espanha tb enervava! as encenadas quedas! fiquei feliz pela Russia! aliás a minha mãe até me perguntou se tinha sido Portugal a ganhar!!! :D ;)

em relação ao magnifico comentador.. lol.. até dá para rir.. mas como há muito portugues que não entende os termos do basket, apenas vê pq é desporto, tiveram um comentador à maneira!!!!

*beijinhos*