sexta-feira, maio 26, 2006

Probabilidades, matemáticamente falando


Se tivermos apenas dois pratos com comida para escolhermos, um com comida que gostamos e outro com comida menos do nosso agrado, temos 50% de probabilidades (assim se chama a capacidade de acertar em algo, em matemática) de acertar no prato nosso preferido.

Se acrescentarmos mais dois pratos com comida do nosso desagrado, temos que as probabilidades de acertar no dito prato apetitoso, baixam para 25%.

Se acrescentarmos mais... e por aí fora...

Ou seja, se as hipóteses de escolha aumentarem inversamente à qualidade das mesmas, temos que as hipóteses de acertarmos em algo proveitoso, serão cada vez mais baixas a cada alternativa menos digna que se juntar ao rol de opções.

Talvez seja por isto que “os restos, não são uma alimentação equilibrada”, porque depois de alguém já ter escolhido, de certeza que a probabilidade de nós acertarmos em algo apetitoso é grandemente mais reduzida!

Tudo na matemática tem um resultado final (se resolvido correcta e ponderadamente) e o desta equação, destas variáveis, deste exercício todo, poderia bem ser o nosso conhecido e sábio ditado popular: "quanto mais escolhemos, menos acertamos"...

0 comentários