Sobre o ASA (ou ISO)
Todos os fotógrafos e não fotógrafos sabem da existência de rolos fotográficos de diversos tipos / qualidades / velocidades (este último o termo mais correcto).
Normalmente, dão-nos sempre rolos (filmes, seria mais tecnicamente correcto) de 100 ASA quando os vamos comprar e ou revelar fotografias, os mais usuais e... versáteis, os todo-o-terreno dos rolos fotográficos. Para alguém mais conhecedor ou amante da fotografia os rolos de 50 e 200 ASA, também não devem ser desconhecidos de todo...
Bom mas afinal o que é o ASA (ou ISO)?
É a velocidade do filme, ou seja, a velocidade com que o mesmo reage à quantidade de luz que entra pelo obturador da câmara fotográfica. Assim, uma mesma cena poderá originar fotos distintas, normalmente mais claras ou mais escuras, tendo em conta um mesmo tempo de exposição e ou mesma profundidade de campo.
As conjugações possíveis de valores de tempo de exposição / profundidade de campo / ASA (ou ISO), poderão ser bastante úteis, principalmente em casos de luminosidade reduzida ou de grande luminosidade, para que a imagem capturada fique nítida e não muito escura ou clara, respectivamente.
No entanto, um maior valor do ASA (ou ISO) produz efeitos contrários na qualidade das imagens obtidas. Quanto maior for o seu valor, maior será o efeito de grão observado no resultado final. Assim ganha-se em facilidade em equilibrar a fotografia em termos de luminosidade desejada, mas perde-se na qualidade final do trabalho.
Nas máquinas digitais modernas podemos também definir os valor do ASA (ou ISO), para que seja disponibilizado um funcionamento semelhante, da máquina digital e respectiva captura, ao que seria esperado se estivéssemos a utilizar um rolo com estes mesmos valores, aproximadamente.
Ok... para quê todo este "parlapié"?!?
A Canon 350D tem esta mesma possibilidade, permitindo ajustar o ASA (ou ISO) ao nosso gosto. É porreiro...
O contra é que, quando se ajusta o ASA (ou ISO) a máquina guarda as definições, mesmo depois de desligada... o que pode originar, para os mais distraídos e amadores como eu, que algumas fotos que poderiam ter saídos boas, saiam menos boas...
Comparem (carregar sobre as fotos para ampliar)...
ISO: 1600 Exposição: 0.013 sec (1/80) Abertura: f/29 Distância focal: 300 mm (ver esta foto no FlickR) | ISO: 100 Exposição: 0.004 sec (1/250) Abertura: f/6.3 Distância focal: 300 mm (ver esta foto no FlickR) |
Substancialmente diferentes...
Para quem não sabe o que significam estas siglas todas; o ASA, ISO...
ASA - American Standards Association
ISO - International Standards Organization
(e ainda se pode chamar também de DIN - Deutsche Industrie Norm)
Fontes:
- http://www.photonhead.com/beginners/filmspeed.php
- http://www.minoxlab.com/Don_Krehbiel/mpl/dkasa.htm
- http://www.film.project-consultant.de/html/asa_din_iso.html
- (o pouco )conhecimento próprio
0 comentários
Enviar um comentário