É de louvar, sim senhora!
A iniciativa do Ministério da Administração Interna em enviar SMS ao portugueses a alertar para os números de emergência em caso de incêndio florestal.
Diz o SMS:
Poderiam no entanto ter uma mensagem mais abrangente, acrescentar, por exemplo, não deite beatas para o chão, coisa que continuo a ver frequentemente muitos condutores a fazer, sem sequer terem consciência do que poderão estar a originar.
Ainda assim e pegando no SMS, a mensagem é boa de louvar e tudo, mas, nem sempre as coisas são assim tão bonitas e funcionais como parecem.
Em Agosto de 2004, num mês que existiram muitas trovoadas secas, pelos arredores de Pampilhosa da Serra, Soeirinho em particular, e tendo originado em alguns incêndios florestais provocados por tais descargas eléctricas, como bom cidadão, alerta e atento a estas coisas, telefonei para o 112, que me reencaminharam para os Bombeiros locais.
Tentei informar o melhor que sabia e podia a ocorrência e o local que me parecia ser. O meu espanto... quando sou pura e simplesmente mal tratado pela pessoa que me estava a atender, dizendo que estava a dar informações erradas e que queria é que os bombeiros andassem perdidos para lançar fotos e por aí fora...
Escusado será dizer que mandei o Sr. para um sitio que eu cá sei (e todos vocês também, claro) e devolvi-lhe a amabilidade e simpatia, com umas frases e palavras semelhantes (igualmente agradáveis) que também me tinham sido dirigidas, e desliguei!
A seguir liguei para um amigo que trabalha nessa corporação de Bombeiros e ele tomou conta do recado e passado uns momentos estava o foco a ser combatido, com sucesso, pelo que foi extinguido rapidamente, evitando males maiores (como aconteceu em 2005, com um grande incêndio florestal, que reduziu cerca de 80% do Concelho de Pampilhosa da Serra a cinzas).
0 comentários
Enviar um comentário