A idade dos porquês, dos comos e dos serás
Porque é que as pessoas se beijam na boca, com ou sem língua, para expressar o amor que sentem uns pelos outros, ou melhor, uns pelas outras ou vice-versa (que assim é que é bonito e se deseja)?
Será mais um gesto socialmente criado? Será um "reflexo inato"? Quem terá sido o primeiro ser humano a "decidir" que beijar o outro na boca, era sinal de amor? Como terá isso esse primeiro instante em que duas bocas de seres distintos (mas ambos humanos) se tocaram? Que ideias ou sentimentos terão ocorrido aqueles dois intervenientes em tão marcante acto da história de todos nós?
Terá sido pela proximidade dos olhos, do olhar olhos nos olhos? Terá sido pela facilidade de praticar tal sublime acto em qualquer local, publico ou mais privado? Terá sido pelo cheiro bom que emana do outro (ou outra) quando estamos a beijar? Pelos abraços que se podem dar ao mesmo tempo?
Porquê?
Porque é que foi assim e não foi instaurado que... sei lá... outro gesto qualquer teria o significa atribuído hoje ao beijo? E mesmo o beijo, porque é que quando dado na testa significa respeito, na boa significa amor e paixão, na cara significa cumprimento, ...
Deve ser difícil de descortinar porque é que isto aconteceu assim, porque é que nos beijamos e gostamos (muito) disso, mas ainda bem que assim aconteceu!
O porquê eu não sei, mas tenho pensado nisto...
1 comentário
como sempre os teus textos deixam-me a pensar, e muito nas coisas... :)
gosto disso... :)
Enviar um comentário