A lógica ministerial para a educação
Até parece que já estou a imaginar o cérebro, de alguém que decide no Ministério da Educação, a fervilhar de if’s e condicionantes. Qualquer coisa deste género...
if ($provas_globais_12-ano == cagada) {
RepeteTudoEVoltaADar
} else {
QueTalChumbarOsQueMerecem
}
É assim que querem melhorar a qualidade do nosso ensino e ou melhorar as capacidades futuras e competitivas do nosso país e dos nossos trabalhadores? É facilitando a vida que se conseguirá superar as dificuldades com maior facilidade? Ou isto é só uma maneira de empurrar a lixo para baixo do tapete e assobiar disfarçadamente; afinal não é nada connosco?
Repetir as provas globais do 12º ano de Física e Química, fazê-las mais fáceis, para que as notas possam subir... Valha-me Deus!!! Assim passamos mais uns quantos, melhoramos a média das notas, mas à custa de quê? Ficaremos melhores ou (ainda) mais ignorantes?
Isto faz-me lembrar da célebre medida, no primeiro ano que se realizaram provas globais do 12º ano, em que a Matemática e também devido ao mau desempenho de todos nós (e aí ainda era eu aluno), a prova passou a ser graduada de 0 a 22, numa escala de 0 a 20!!! À custa disso tive um 10 (que na realidade seria um 8).
Temos estas medidas peculiares e facilitadoras da vida alheia, a correr-nos no sangue. Ridículo, mais ridículo, não há, mas claro, os alunos gostam e, por enquanto, até agradecem estas medidas popularuchas e demagógicas que mais não fazem que esconder a nossa incompetência, preguiça, ociosidade e pouca capacidade de trabalho, desde pequeninos...
Afinal, de pequenino é que se troce o pepino não é e Tuga, para ser bom Tuga, há que sê-lo desde tenra idade e nada melhor do que andar na escola para o aprender a sê-lo. Tuga, pois claro e como o exemplo vem sempre de cima... tudo passará a ser permitido e possível; o limite passa a ser onde a nossa imaginação deixa também de funcionar!
A razão e a coerência, já há muito nos abandonaram...
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