«Você é o ele mais fraco: adeus!»
Foi preciso morrer mais uma pessoa devido a um ataque de cães, para se voltar novamente a falar do assunto à boca cheia e merecer destaques de todos os telejornais, jornais, blogs e muitos outros meios. Todos sabemos que há cães e cães, mas também sabemos que há donos e donos.
Acho que é injusto culpar os bichos quando os donos, a meu ver, são os maiores (se não os únicos) culpados nestes casos, em que o melhor amigo do homem, se torna no seu mais cruel, sangrento e obstinado inimigo, qual carrasco medieval requintadamente retorcido.
Existem leis que obrigam os donos a andar com os cães na rua com açaime e trela... Quantos de vós vêm os vizinhos, quando levam os bichinhos à relva do jardim, terem preocupação com açaime do seu bicho de estimação? Quantos não soltam o bicho, para ele dar uma correria, depois de uma dia inteiro fechado em casa? (já nem vou perguntar quantos apanham a porcaria)
Ora a questão está em que os bichos, como sucede com os seus semelhantes humanos, são a imagem daquilo que têm em casa, que vêem, que lhes ensinam e dos castigos e repreensões que lhes infligem.
Há raças de cães mais predispostas para a violência que outras, não discuto, porque se o fizesse seria mais um hipócrita que defende o seu ideal à custa de não querer ver os pontos de vista divergentes do seu. Mas já vi Pit Bull mais calmos e pachorrentos que uma lesma e caniches mais assanhados e agressivos que uma leoa a defender as suas crias.
Ninguém discute que os bichos sejam punidos, mesmo que isso seja à custa da própria vida dos ditos (porventura existiram outros meios de o fazer, mas, a perfeição é a utopia que faz o mundo avançar), mas não teriam os donos também que o ser? Sei que já o são, mas serem-no mais severamente...
3 comentários
concordo ctg! os donos são os verdadeiros culpados destas tragédias!!
todos sabemos que há animais que genéticamente são mais agressivos do que outros.. mas também todos sabemos que se os donos os tratarem bem, decerto essa agressividade é diminuta..
logo à que SABER ter, ensinar e gostar de um cão!
*
Concordo que os donos têm culpa embora a legislação é a grande responsável pela situação.
Hà raças de cães muito agressivas.
Se alguém não pode andar com navalha no bolso...,porque é que pode raças de cães como o Rottweiler?
outra perspectiva através da qual ver a questão é que afinal os cães matam pouco.
São rarissimos os casos de morte.
Pelo contrário os acidentes de viação matam centenas todos os anos.
(Mais de 1500 creio).
(E não é por isso que nos insurgimos contra os automóveis)
Enviar um comentário